Tecnologia

258 readers
13 users here now

Postagens que geram discussões sobre o mundo da tecnologia.

founded 2 years ago
MODERATORS
1
 
 

Do fim dos sites que tentam te impedir de sair utilizando o “retornar” à introdução de abas verticais. Confira as principais novidades do Firefox 135 e o que podemos esperar do 136!

2
 
 
3
 
 

Dúvida sobre o efeito do torrent sobre a velocidade da internet

Gente, porque .torrent deixa lenta a velocidade da internet de outros dispositivos conectados à mesma rede? Ou será que isso é uma impressão? Essa é uma sensação que tinha quando eu baixava alguma coisa lá na casa da minha família.

Bastava eu começar a "carpir" o torrent e os serviços de streamings começavam a degringolar.

@[email protected]

4
 
 

Link da postagem oficial: https://omnihuman-lab.github.io/

5
1
submitted 2 months ago* (last edited 2 months ago) by [email protected] to c/[email protected]
 
 

Na semana passada, vimos que o debian abandonou o twitter. Dessa vez, o xubuntu segue os mesmos passos e também sai da plataforma.

Tradução da postagem:

Olá, família Mastodon! Demorou, mas o Xubuntu finalmente deixou o X para trás!

Se você ainda está usando o X, considere compartilhar nossa atualização para ajudar a espalhar a notícia. Continuaremos trazendo o melhor do #Xfce e do #Linux... tudo em um só lugar.

(edit: porque tudo é confuso e nada faz sentido... estamos deixando o X, anteriormente conhecido como Twitter, e não o X11. Wayland ainda está muito no futuro!)

6
7
8
9
 
 

Empresas estão utilizando Inteligência Artificial (IA) para proteger seus direitos de propriedade intelectual e combater a pirataria em larga escala na internet.

10
 
 

cross-posted from: https://lemmy.eco.br/post/10612602

Dataset feito por pesquisadores brasileiros tem mais de 100 bilhões de palavras só na primeira fase; anúncio foi feito por Rafael Fonteneles

11
 
 
12
13
 
 

Vou abandonar os serviços deles. Vocês sabem para qual email migrar?

14
 
 

E aí, mais alguém ficou sabendo teve o conteúdo removido da rede?

15
 
 

Os “pesos” são o núcleo do funcionamento de um modelo de IA. Eles armazenam todo o aprendizado adquirido a partir dos dados de treinamento. Ao compartilhar os pesos, uma organização permite que outros usem o modelo já treinado sem precisar passar novamente pelo processo de treinamento.

Essa abordagem, que a empresa promove como “open source”, é, na verdade, mais complexa. Enquanto os pesos estão acessíveis, aspectos fundamentais do desenvolvimento, como os dados de treinamento e scripts de processamento, permanecem fechados. Essa decisão estratégica cria um meio-termo entre o modelo tradicional fechado, como o GPT-4 da OpenAI, e a filosofia verdadeiramente aberta que alguns defendem para o futuro da IA.

Sem acesso a esses elementos, a comunidade enfrenta limitações para replicar, e1ntender ou adaptar completamente o DeepSeek V3. Isso levanta questões sobre reprodutibilidade científica, identificação de vieses e a possibilidade de inovação colaborativa.

16
 
 

Ações de chips como a Nvidia estão em apuros depois que o modelo de IA DeepSeek R1 provou que é possível treinar e executar modelos de raciocínio de última geração com hardware mínimo. Vamos descobrir por que o mais recente modelo de IA da China deixou as grandes empresas de tecnologia e Wall Street em pânico.

17
 
 

cross-posted from: https://lemmy.eco.br/post/10498555

A queda das ações de empresas vinculadas a IAs, como a Nvidia e a Oracle, nesta segunda-feira (27) se deve a ascensão do assistente de inteligência artificial DeepSeek -- de uma startup chinesa -- que recentemente ultrapassou o seu concorrente, ChatGPT, em número de downloads na App Store, além de ter se tornado o aplicativo gratuito com a melhor avaliação na loja Apple americana.

18
19
20
21
 
 

Marquinhos Zuckerberg decidiu que ir de Elon Musk é politicamente viável, e talvez até seja.

Mas quaisquer impactos que isso tenha nos EUA será bem diferente de aqui no Brasil, onde pra banir o Twitter por duas semanas já foi uma choradeira (sendo que ninguém usa esse trem). O Brasil é o terceiro país que mais usa Instagram, depois da Índia e do Inferno. Diferente dos EUA, o (des)controle do Instagram e do Whatsapp não é só um vetor de desinformação, mas também um risco grande à soberania digital. Numa reprise do Twitter vs Alexandre de Morais com o Instagram, o STF perde.

Nesse contexto, não dá pra ser um idealista do software livre e enfiar a cabeça na areia falando "não é problema meu, eu uso pixelfed/lemmy/Mastodon/IRC". Mas também não vejo alternativas prontas, já que ninguém usaria um "Instagram Brasileiro" (mesmo que na minha experiência a maioria das pessoas usa primariamente pra consumir conteúdo BR). E sem contar que muitas organizações, incluindo uma que eu participo, necessitam do uso de Instagram e Whatsapp pra alcançar o nosso público.

Supondo um governo minimamente nacionalista, poderíamos ter investimentos pra produção de software (livre ou não) nacional. Talvez até aproveitando avanços em protocolos como activitypub pra forçar algum tipo de integração com os internacionais. Invês disso temos dúzias de institutos de pesquisa pra avaliar os impactos nocivos dessas "plataformas" porcas como se não fosse possível ter qualquer alternativa além de implorar às empresas a irem contra seus próprios interesses.

Não precisamos de mais "boicotes" ou "abandonos" ao Instagram ou qualquer outra rede social pra vivermos como monges ou professores universitários. Precisamos construir alternativas para usufruir de todas os benefícios dessas ferramentas sem os problemas oriundos apenas de não termos o controle delas.

\rant

22
 
 

Desculpem a pergunta que para alguns pode ser besta, mas o Bluesky e o Threads fazem ou podem fazer realmente parte do fediverso? Digo, como instâncias?

Vi um tempo atrás algo do tipo e tava lembrando agora, mas não vi mais nada sobre.

23
24
 
 

Anúncio do Tensorflow em 2015.

25
view more: next ›